A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) participou nos dias 8 á 10 de Dezembro no Masterclass on Climate Resilient Infrastructure Public-Private Partnerships, uma formação especializada e dedicada à integração da resiliência climática no desenvolvimento e gestão de projectos de infraestruturas no âmbito de Parcerias Público-Privadas (PPPs).
A iniciativa teve como objectivo reforçar as capacidades institucionais e técnicas de diversos actores nacionais, promovendo uma compreensão mais profunda dos riscos climáticos e das soluções necessárias para o desenvolvimento de infraestruturas mais seguras, sustentáveis e adaptadas às mudanças climáticas.
Financiado pela IFC – International Finance Corporation, e pela Global Center on Adaptation, foi conduzido por especialistas internacionais, a formação abordou ferramentas e abordagens essenciais para integrar a resiliência climática no planeamento, financiamento e implementação de projectos de PPPs.
Ao longo da formação, estruturada em cinco módulos centrais, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre:
· Revisão sobre Infraestruturas Resilientes ao Clima;
· Avaliação de Riscos: Integração da resiliência climática em PPPs;
· Identificação e priorização de opções de adaptação e resiliência Climática;
· Panorama do Financiamento Climático;
· Kit de Ferramentas para integrar resiliência climática em projectos de infraestruturas PPPs;
As representantes da AMER, Helena Macume (Directora Executiva) e Nilsia Parruque (Administrativa Financeira), expressaram a sua satisfação com a oportunidade de participar nesta capacitação. “Concluímos esta etapa com grande satisfação e agradecimento à IFC, Global Center Adaptation e ao GET.Transfom por tornar esta formação possível. Foi um período de intenso aprendizado, troca de experiências e fortalecimento das nossas competências para apoiar os projectos de infraestruturas mais resilientes em Moçambique.”
A participação da AMER neste Masterclass reforça o compromisso da organização em promover práticas inovadoras e sustentáveis no sector de energias renováveis e de infraestruturas. A formação contribuirá para melhorar a concepção e execução de projectos capazes de responder aos impactos das mudanças climáticas, garantindo maior segurança, eficiência e resiliência para as comunidades e para o país.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!