A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) participou, de 23 a 28 de Outubro, em Maputo, na formação em Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas para o Sector Energético de Moçambique, realizada no âmbito da Semana de Energia e Clima da CPLP.
A iniciativa faz parte do Programa de Capacitação em Planeamento Energético de Longo Prazo (LTEP), facilitado pela GIZ e GET.transform, em parceria com a ALER. O programa tem como foco o pilar climático do planeamento energético, elemento essencial para promover uma transição energética justa, sustentável e resiliente às alterações climáticas, fortalecendo as competências nacionais no processo de transição.
A formação, conduzida pelo Aerthhydral Collective, Alisios Corporation e World Meteorological Organization (WMO), teve como objectivo dotar as instituições nacionais de ferramentas e conhecimentos técnicos para integrar projecções climáticas no planeamento do sector e reforçar a resiliência do sistema energético. A acção está alinhada com a Estratégia de Transição Energética 2023–2050 e com os compromissos nacionais, incluindo as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).
Durante a abertura da capacitação, a Directora Executiva da AMER, Helena Macune, destacou a relevância deste tipo de iniciativas, afirmando que “as estratégias energéticas nacionais devem ser robustas, informadas pelo clima e alinhadas com a Estratégia de Desenvolvimento de Baixas Emissões de Longo Prazo (LT-LEDS) e as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs)”.
Helena Macune sublinhou ainda a importância de maior inclusão do sector privado em acções de capacitação sobre mudanças climáticas, reforçando que “o desenvolvimento do sector de energias renováveis não pode ser dissociado da capacidade de resposta às alterações climáticas”.
Com esta participação, a AMER reafirma o seu compromisso em promover um sector energético sustentável, resiliente e alinhado com as metas climáticas globais, contribuindo para a consolidação de uma economia verde e inclusiva em Moçambique.
AMER
Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!