Skip to Content

Moçambique acolhe a I Semana de Energia e Clima da CPLP e reforça a cooperação lusófona

6 de novembro de 2025 por
AMER

Maputo foi o centro do diálogo lusófono sobre energia e clima ao acolher, de 20 a 24 de Outubro de 2025, a I Semana de Energia e Clima da CPLP, que reuniu mais de 330 participantes entre governantes, financiadores, empresários, reguladores e especialistas dos nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Realizada no contexto pós-Africa Climate Summit 2 e UN Climate Week, e em vésperas da COP30 no Brasil, a Semana representou uma oportunidade histórica para articular uma participação conjunta e estratégica da CPLP no cenário internacional, promovendo intercâmbio técnico, institucional e empresarial em torno do planeamento energético, financiamento e regulação.

Como parceira institucional da Semana, a Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) teve uma presença activa nas sessões técnicas e nos debates, reforçando a importância do evento como um marco para o alinhamento de estratégias e a transformação da cooperação em acções concretas no espaço lusófono.

“Esta Semana de Energia e Clima simboliza o compromisso da CPLP com um futuro energético mais sustentável. Para Moçambique, foi uma oportunidade de mostrar o dinamismo do nosso sector de energias renováveis e reforçar parcerias que impulsionam o desenvolvimento verde”, destacou a Directora Executiva da AMER, Helena Macune.

A semana iniciou com a realização do 5º Seminário de Energia e Clima da CPLP, que marcou o lançamento do Roteiro de Cooperação 2030 em Energia e Clima, o primeiro instrumento estratégico que une os nove países numa visão comum para uma transição energética justa, sustentável e inclusiva.

O Roteiro estrutura-se em quatro eixos estratégicos: planeamento energético; liderança e capacitação; mobilização de financiamento; e aceleração das transições energéticas.

Mais do que uma agenda comum, este documento reflete uma visão colectiva de transformação e desenvolvimento no espaço da CPLP. Durante o Seminário, foram anunciados os primeiros parceiros e lançado um convite para a adesão de novas instituições à iniciativa.

No dia 21 de Outubro, o Colóquio de Energia da CPLP abordou os caminhos regulatórios para a transição energética, destacando o papel da regulação na eficiência energética, na segurança do abastecimento e na incorporação de novas fontes alternativas. O encontro contou ainda com a apresentação das Fichas Informativas do Grupo de Trabalho da Transição Energética – RELOP e a “Avaliação Nacional da Resiliencia Climatica de Moçambique, elaborada pela Agência Internacional de Energia (AIE).

Em paralelo, realizou-se o Workshop de Preparação para a COP30, que reuniu representantes governamentais e parceiros internacionais com o objectivo de fortalecer a actuação coordenada da CPLP nas negociações climáticas internacionais.

Já no dia 22 de Outubro, a agenda deu lugar a XV Conferência Anual da RELOP, organizada pela RELOP, ARENE e INP, e teve como tema central a regulação para a sustentabilidade energética. O debate abordou mecanismos como o Mecanismo de Ajustamento Carbónico Fronteiriço (CBAM), os desafios da descarbonização, a atracção de investimentos sustentáveis e o conteúdo local.

Durante um painel dedicado à mobilidade eléctrica, os participantes propuseram a elaboração de um estudo comparativo entre os países lusófonos, ideia acolhida com entusiasmo por entidades públicas e privadas.

A Semana encerrou com uma formação técnica em mitigação e adaptação às alterações climáticas, realizada de 23 a 28 de Outubro, facilitada pela GIZ e GET.transform, em parceria com a ALER. A capacitação, parte do Programa de Planeamento Energético de Longo Prazo, reforçou as competências nacionais para integrar as mudanças climáticas no planeamento energético e fortalecer a resiliência do sector.

Com oito países representados, 52 oradores e moderadores, 14 parceiros institucionais, três eventos públicos, um workshop técnico, quatro dias de capacitação e quatro documentos estratégicos lançados, a Semana foi considerada um sucesso pela organização.

A II Semana de Energia e Clima da CPLP já está em preparação e decorrerá em Maio de 2026, na Guiné-Bissau, no Arquipélago dos Bijagós, Património Mundial Natural da UNESCO.

Conheça os principais destaques da I Semana de Energia e Clima da CPLP: https://bit.ly/3LqS1fN


AMER

Juntos pelas Energias Renováveis em Moçambique!

Iniciar sessão to leave a comment